Secção

Mostrar mensagens com a etiqueta Diversos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Diversos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

És a minha certeza

Foto: DR
Posso ter muitas dúvidas

Mas, quando as tenho, procuro respostas


“Na vida há uma certeza – a morte”

Sempre dizem isso, 

 Concordo, que ela seja uma   certeza, mas para mim não é a   única 

 Tu és a minha certeza.


 


A tempestade vem, leva tudo que   encontrar pela frente

 Pode até levar a mim, 

 Mas, nunca a certeza de que o que   eu sinto por ti é diferente

 Por isso volto a repetir és a minha   certeza


Pode ser complicado expressar-me, difícil expor os meus sentimentos, a cada momento

Mas, mais do que palavras, há gestos

Prefiro mil vezes amar-te e mostrar com gestos, do que com palavras

Disso tenho certeza, minha certeza.



Comparações existem para serem feitas

Contudo, a ti não encontro comparações

Cada pessoa é única, mas tu…. Tu és especial

Alías mais do que especial, és minha certeza.


És minha certeza, porque mesmo de longe fazes-me feliz

Cada mensagem sua é motivo de me despertar o sorriso

A tua voz é a melodia perfeita para os meus ouvidos

O teu corpo, o teu corpo é a combinação perfeita que faltava ao meu


És a minha certeza.

domingo, 23 de abril de 2023

Será que eu faria falta?

Foto internet
 Estamos num mundo onde o vazio tomou o espaço
 Onde a inteligência agora só é artificial
 E se eu desaparecesse desse mundo, sentiriam  saudades?
 E se eu......... e se eu....
 
 E se eu me fosse e deixasse um vazio sem fim,
 Quem sentiria a falta que eu deixaria aqui?
 Será que alguém notaria o meu sumiço repentino,

 Ou seria apenas mais um desaparecimento sem   destino?

 Num mundo onde a tecnologia domina nossa   atenção,

 Onde a vida passa rápida e sem contemplação,

 Será que ainda há espaço para a verdadeira emoção,

Ou estamos fadados à solidão?

 

Se eu me apagasse do mapa, sem deixar rastro ou vestígio,

Será que alguém notaria a falta do meu abrigo?

Ou eu seria apenas mais um número nas estatísticas,

Um dado a mais na lista de perdas estatísticas?

 

E se eu me for, sem olhar para trás,

Quem sentiria a dor da minha ausência tão fugaz?

Será que alguém sentiria saudades do meu sorriso,

Ou eu seria apenas mais um na multidão que agoniza?

 

Num mundo onde o vazio tomou o espaço,

Onde a felicidade é um conceito tão escasso,

Será que ainda há espaço para o amor e a compaixão,

Ou estamos destinados à tristeza e à desolação?

 

E se eu desaparecesse desse mundo hoje,

Deixando para trás apenas memórias e saudades,

Será que alguém notaria a minha falta,

Ou eu seria apenas mais um na multidão que se abate?

É a minha história. Mas se tivesse continuado?

 

E se a história continuasse?
Talvez poderia ser assim!

 

Foto internet

Micael nunca foi uma pessoa muito religiosa, mas decidiu entrar num grupo da igreja católica, e com o tempo participou em um retiro do grupo acólito, por insistência do primo e da sua própria mãe. Ele não sabia o que esperar, mas estava aberto a novas experiências.

No primeiro dia do retiro, Micael, que já tinha conhecido Cristina (mulher pela qual se apaixonara em silencio) voltou a reencontrá-la. Ela era uma mulher incrível, cheia de vida e energia. Eles começaram a conversar durante uma atividade em grupo e Micael imediatamente se sentiu muito mais atraído por ela. Eles descobriram que tinham muitas coisas em comum e riram juntos durante toda a tarde (Apesar dos castigos – história para outro momento).

Durante os dias seguintes do retiro, Micael e Cristina continuaram a conversar e a passar tempo juntos. Eles descobriram que tinham uma conexão especial e sentiam-se confortáveis um ao lado do outro. Micael ficou surpreso ao descobrir que ele estava se apaixonando ainda mais pela Cristina. Ele nunca havia sentido isso antes e estava um pouco assustado, mas também muito feliz.

Cristina também sentia algo por Micael, mas ela era uma pessoa reservada e não queria se abrir completamente. (Ela havia passado por algumas deceções amorosas no passado e estava com medo de se machucar novamente). No entanto, Micael era diferente. Ele era gentil, atencioso e parecia genuinamente interessado nela.

No último dia do retiro, Micael finalmente teve coragem de confessar seus sentimentos a Cristina. Ele disse a ela que a amava e que queria estar com ela. Cristina ficou surpresa, mas também feliz. Ela percebeu que sentia o mesmo por ele e decidiu dar uma chance ao amor.

Os dois começaram a namorar e, com o tempo, seu amor só cresceu. Eles passavam muito tempo juntos, conversando, rindo e se apoiando mutuamente. Micael nunca havia se sentido tão feliz e realizado antes. Ele estava grato por ter participado daquele retiro e por ter conhecido melhor a Cristina.

Com o tempo, Micael e Cristina se casaram e construíram uma vida feliz juntos. Eles frequentavam o grupo acólito regularmente e sempre se lembravam do lugar onde se conheceram. Para eles, aquele retiro foi um momento especial que mudou suas vidas para sempre.

O casal enfrentou alguns desafios ao longo do caminho, mas sempre conseguiu superá-los juntos. Eles apoiaram-se um ao outro em momentos difíceis e celebraram as conquistas juntos. Sua conexão só cresceu com o tempo e eles se tornaram mais apaixonados, a cada dia.

Um dia, Micael recebeu uma proposta de trabalho em outra cidade. Ele ficou animado com a oportunidade, mas também preocupado com o que isso significaria para seu relacionamento com Cristina. Eles conversaram sobre isso e decidiram que Micael aceitaria o trabalho, mas que eles iriam fazer um esforço para manter o relacionamento forte, mesmo que estivessem separados por um tempo.

Os dois mantiveram contato por telefone, e-mail e redes-sociais, e sempre que podiam, faziam visitas um ao outro. Eles também continuaram a frequentar o grupo acólito juntos, e isso lhes deu um senso de comunidade e conexão.

Após alguns anos, Micael e Cristina finalmente conseguiram se mudar para a mesma cidade, novamente. Eles ficaram emocionados em estar juntos novamente e decidiram renovar seus votos de casamento em uma cerimônia especial.

Hoje, os dois ainda são felizes juntos e continuam a apoiar um ao outro em tudo o que fazem. Eles ainda frequentam o grupo acólito e são gratos por terem se conhecido lá. Para eles, o amor que cresceu durante aquele retiro nunca morreu, mas só se fortaleceu ao longo dos anos.

Com o tempo, Micael e Cristina decidiram que queriam compartilhar sua história de amor com outras pessoas. Eles começaram a ajudar no grupo acólito e compartilhavam com os participantes suas experiências e o quanto o retiro tinha sido importante para o início de seu relacionamento. Eles acreditavam que poderiam inspirar outras pessoas a encontrarem o amor e construir relacionamentos duradouros.

Em pouco tempo, o casal se tornou líderes do grupo acólito e ajudou a organizar retiros e outras atividades. Eles trabalhavam juntos para criar um ambiente acolhedor e inspirador para os participantes, e muitas pessoas encontraram o amor durante os retiros.

Micael e Cristina também se envolveram em atividades comunitárias e se tornaram líderes em sua igreja. Eles eram conhecidos por sua gentileza, compaixão e generosidade. Eles se sentiam gratos por terem encontrado um ao outro e por terem a oportunidade de compartilhar seu amor com o mundo.

Com o passar dos anos, Micael e Cristina tiveram filhos e construíram uma família feliz. Eles ensinaram seus filhos sobre o amor e a importância de cuidar um do outro. Eles continuaram a trabalhar juntos para criar um ambiente positivo em sua comunidade, e foram reconhecidos por suas contribuições.

Micael e sua amada passaram o resto de suas vidas juntos, sempre se apoiando e amando um ao outro. Eles acreditavam que o amor era a chave para uma vida feliz e que todos deveriam ter a oportunidade de encontrar o amor verdadeiro. Eles foram uma inspiração para muitas pessoas e seu legado de amor e compaixão continuou por muitas gerações.

Um dia, quando Micael e Cristina já eram idosos, eles decidiram fazer uma última viagem juntos. Eles viajaram para uma pequena cidade litorânea e se hospedaram em uma casa com vista para o mar. Durante o dia, eles caminhavam na praia de mãos dadas, admirando o oceano e lembrando de todos os momentos felizes que viveram juntos.

À noite, eles se sentavam na varanda da casa e olhavam as estrelas, lembrando de como tudo começou no retiro do grupo acólito. Eles riam das lembranças engraçadas e choravam com as lembranças emocionantes.

Em uma noite em particular, enquanto observavam as estrelas, Micael se ajoelhou diante da Cristina e tirou um anel de sua mala. Ele pediu para que ela renovasse seus votos de casamento e prometeu amá-la e cuidar dela pelo resto de sua vida.

Cristina, emocionada, aceitou o pedido e eles renovaram seus votos sob o brilho das estrelas. Eles se abraçaram e se beijaram, sabendo que o amor que cresceu durante aquele retiro nunca morreu, mas só se fortaleceu ao longo dos anos.

Naquela noite, os dois foram dormir juntos, sabendo que haviam vivido uma vida plena e feliz. Eles agradeceram a Deus por terem se encontrado e por terem tido a oportunidade de amar e ser amados. Eles sabiam que o amor que compartilhavam nunca morreria e que viveriam para sempre no coração um do outro.

Nos anos seguintes, Micael e Cristina aproveitaram cada momento que puderam juntos, mesmo com a saúde dos dois piorando. Eles continuaram a ser uma inspiração para aqueles que os cercavam, com sua paixão e amor inabaláveis.

 

Infelizmente, chegou o dia em que Micael faleceu. Cristina ficou devastada, mas continuou acreditando no poder do amor e da fé. Ela sabia que o marido ainda estava com ela de alguma forma, e isso a ajudou a encontrar forças para seguir em frente.

Cristina continuou a trabalhar com a igreja e a comunidade, compartilhando a história de amor dela e de Micael e ajudando outros casais a encontrar o amor verdadeiro. Ela também passou mais tempo com seus filhos e netos, transmitindo a eles a importância do amor, da fé e da família.

Até o fim de seus dias, Cristina sempre se lembraria de Micael com amor e gratidão. Ela acreditava que, um dia, eles estariam juntos novamente, olhando as estrelas e renovando seus votos de amor eterno.

A história de Micael e Cristina é um exemplo de como o amor pode mudar a vida de uma pessoa. Mesmo em um momento tão simples como um retiro do grupo acólito, duas pessoas podem encontrar a felicidade e construir um amor que durará para sempre.

Após a morte de Micael, Cristina decidiu escrever um livro sobre a história de amor deles. Ela queria compartilhar a história deles com outras pessoas e inspirá-las a acreditar no poder do amor e da fé.

O livro de Cristina foi um sucesso instantâneo. As pessoas se apaixonaram pela história de amor entre os dois e foram tocadas pela sua fé e perseverança. Cristina recebeu centenas de cartas e e-mails de pessoas agradecendo por terem lido o livro e por terem encontrado inspiração em sua história.

Cristina também começou a ser convidada para falar em eventos e conferências, onde compartilhava sua história e inspirava outras pessoas a acreditar no amor e na fé. Ela se tornou um ícone da comunidade cristã, amada e respeitada por muitos.

No final de sua vida, Cristina se sentia feliz e realizada. Ela sabia que havia feito a diferença na vida de muitas pessoas e que o amor que ela compartilhou com Micael havia se espalhado para o mundo todo. Ela estava ansiosa para se reunir com seu amado no céu e renovar seus votos de amor eterno sob as estrelas novamente.

Com o passar do tempo, a história de Micael e Cristina se tornou uma lenda na comunidade acólita e na igreja em geral. Os jovens casais que frequentavam o retiro ouviam a história de amor deles e se inspiravam a seguir o exemplo do casal.

Assim, foi criado um memorial em homenagem ao casal, onde havia uma placa com a história deles, assim como um lugar onde os casais podiam se sentar e conversar sob as estrelas, assim como Micael e cristina costumavam fazer.

O memorial tornou-se um lugar de peregrinação para casais que buscavam inspiração e consolo. As pessoas deixavam flores e cartões de agradecimento, expressando seu amor e gratidão pelo exemplo de amor que Micael e Cristina deixaram.

Novos casais foram inspirados pela história de amor de dois dois a fortalecerem seus próprios relacionamentos e a cultivar sua fé. O amor que eles compartilharam durante aquele retiro deixou uma marca permanente na história e nos corações das pessoas.

Vários filmes e livros foram criados com base na história de Micael e Cristina, inspirando gerações com sua história de amor. Um musical também foi criado, contando a história de amor do casal e apresentando a mensagem de amor e fé.

Além disso, muitas organizações sem fins lucrativos foram criadas em homenagem a Micael e Cristina, trabalhando para ajudar pessoas em todo o mundo a encontrar amor e esperança em tempos difíceis.

Anos depois, um casal de jovens que frequentava o mesmo retiro em que Micael e Cristina se conheceram, decidiu se casar no mesmo lugar onde eles se apaixonaram. Eles contaram que a história de amor de Micael e Cristina inspirou-os a procurar por um amor verdadeiro e a fortalecer sua fé em Deus.

Durante a cerimônia de casamento, a noiva usava uma réplica do colar que Micael havia dado a Cristina durante aquele retiro. Foi um momento emocionante para todos os presentes, que se lembraram da história de amor de Micael e Cristina e do legado que eles deixaram.

Depois da cerimônia, o casal caminhou até o memorial do casal inspiração e deixou um buquê de flores em homenagem a Micael e Cristina. Eles também colocaram uma placa ao lado da placa original, dedicando a cerimônia de casamento a Micael e Cristina e agradecendo-lhes por inspirá-los a buscar um amor verdadeiro e a fortalecer sua fé em Deus.

A história de amor de Micael e Cristina é uma prova de que o amor verdadeiro e a fé em Deus podem superar todas as adversidades e que, quando dois corações se unem em amor, nada pode detê-los.

 

domingo, 12 de março de 2023

Um sonho


Estava tudo quase perfeito

Eu e tu, numa sexta-feira,

Briza do mar, num restaurante épico

E uma lua maravilhosa, cheia de sonhos por realizar



Era tudo como um sonho

Sempre desejava viver aquele momento flamejante

A tua personalidade forte, e tua vibe contagiante

São quase perfeitos, são qualidades que procurava, numa mulher, era um sonho

 

Saíste da Santa, sem Maria, para aventurar com o Vicente,

Mesmo assim, não deixei que o teu “namoro”, sem São, afetasse os meus sentimentos

Olha que o destino trabalhou e nos fez reencontrar, novamente

Foi maravilhoso, gostei de cada momento

 

Os teus lábios encostados nos meus, as tuas mãos no meu corpo,

As minhas na tua nuca e coxa

Eras tudo que precisava, no momento, você… Só você

A tua inteligência, tua vibe, a tua personalidade e otimismo, fazem-me querer-te para sempre.

 

Sei que tudo tem o seu momento certo. E o certo é realmente deixar tudo no seu tempo certo

Mas temos tempo a perder?

Há um mar que nos separa, mas há um coração que nos une

Pode ser difícil. Mas não tendo resposta, pelo menos, prometa que não irás sumir.

 

 

quinta-feira, 9 de março de 2023

Remédio da Alma

 

Estou pensando mais em mim

Isso não é egoísmo

É amor próprio, é traçar prioridades, sim

Depois de muitas peripécias percebi isso mesmo

 

Percebi que devo esquecer, quem me esqueceu

E dar continuidade aos projetos, mesmo que for sozinho

Apreendi que eu mesmo posso traçar o meu caminho

Porque muitos prometeram, e poucos cumpriram

 

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo",

Já dizia Jesus Cristo em João 16:33

Por isso, nada me abala, a fé me trouxe sensatez

E os poucos que estão comigo terão tudo, tudo de mim

 

Os meus “amigos” de copos sumiram, porque deixei de beber

Os das noitadas desapareceram, porque deixei de sair

Os que juraram fidelidades, foram os primeiros a me deixar

Agora só procuro quem me procura

 

Estive perdido, mas agora me encontrei

Busquei força por todo o lado

Cansado, mas achei

E estou aqui, de pé, e renovado

 

Como tinha dito, escolhi pensar mais em mim

Foi a maneira que encontrei de curar a minha alma

A solitude me fez perceber que, com calma

Tudo pode ser resolvido…. Sempre, até ao fim.

 

 

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Apaixonei-me


A paixonei-me por uma mulher!
A mulher pela qual me apaixonei
Tem lindos olhos, bela cara e um corpo espectacular.
A mulher pela qual me apaixonei, é também inteligente.


Apaixonei-me por uma mulher!
E não sei dizer o certo se ela também se apaixonou por mim,
A mulher pela qual me apaixonei, fala parece cantar,
Diz com amor tudo que sente.

Apaixonei-me por uma mulher!
Sim! Apaixonei, e ela solta aroma de jasmim da sua boca,
O sol nasce do seu ventre.
A mulher pela qual me apaixonei só há uma.

Apaixonei-me por uma mulher!
A mulher pela qual me apaixonei deixou-me livre,
Desputando com as aves o espaço.
A mulher pela qual me apaixonei ama!

Apaixonei-me por uma mulher!
Mulher cabo verdiana
Batalhadora, cheia de sonhos.
Mulher pela qual me apaixonei so há uma ... 
É cabo verdiana!
E ............................. Não há ninguem

Arrependimento





Magoei-te sem querer

Pedi desculpa, não aceitaste

Quero-te mais do que um simples prazer

Mesmo assim não acreditaste


Pedi perdão não respondeste

Chorei nem ligaste

Mesmo sofrendo por dentro

Ignoraste-me


Magoei-te sim senhor

A pedra que atirei contra ti é a mesma que hoje embateu-me

Já és tu os meus passos 

Sem ti sinto já o meu fracasso


Depois de tanto insistir 

Pensei até em desistir

Ela começou a sorrir

E eu não consegui resistir


Hoje magoei-te, 

Amanhã reinará a nossa aliança 

Que sejamos um eterno instrumento de amor

Com a ajuda de Deus que é a minha confiança.


Sonho


Nas altas horas da noite lembro-me de ti

Sozinho no meu quarto, vejo-te por toda a parte

O barulho do silêncio desperta em mim

A vontade de querer tocar-te


Quem me dera poder tocar-te mesmo no meu sonho

Quero-te não só por desejo

Neste silêncio que me atormenta

E neste barulho que me preocupa


O silêncio da noite é tão intenso 

Que o oiço a gritar

A vontade é carnal e imensa

O que eu quero é no teu lado estar


Quero acordar desse sonho fingido

Quero realmente não só querer

Mas poder ter

Ter o teu corpo todo quentinho


Quero nesse silêncio poder ouvir os teus sussurros e gemidos! 

Que neste barulho do silêncio

O único eco seja o do nosso amor!

E que seja eterno, e não só no sonho.


Diaxi nhó mi ké Juanzinhu la di ribera palmareju


É mi ke juanzinhu la di ribera palmareju

Riba fonton

É mi kel ki tudu ta txoma di burru

É na stória, é na skola, é na tudo – koitado juanzinhu


É mi ke juanzinhu ka bunitu pa ngaba mas tanbi ka feiu pa fulha

Pikenas kin pega kin da un trabadjada

Ta dizeja pa obra ka finda nunca más


É mi ke juanzinhu, ora kin sai na rua rapazis ta bira moda mudjer


Ta rué na nha vida, ka ta dexan ketu

É mi ke juanzinhu, ka riku mas tanbi ka pobri

Riku spiritualmenti, kabesa senpri labantadu

Tó ki-n poi nha xarmi, di meu, so di meu

Oh mundu, txeia ta korri na boka e na perna d´alguen


É mi ke juanzinhu raskon, pé firmi a txon

Mudjer ta odja di longi

Ta kumesa ta fadiga, ai juanzinhu di meu

Mas juanzinhu li ka di ninguen

Juanzinhu li, é so juanzinhu


Iuuuuuuuu, diaxi nhó é mi ke juanzinhu.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Parte II da história de Lucas e Preciosa - “Não é fácil, mas ainda o amo”

 


 

Depois de algum tempo separado, (algo que até hoje não se compreende) e sem se comunicar, Lucas e Preciosa voltaram a se encontrar e a chama daquela paixão voltou a acender e com muito mais intensidade.

Mas, antes de irmos para os factos, vamos recuar no tempo, (quem leu a primeira parte dessa história irá entender, e quem não leu poderá clicar aqui e ficar por dentro do assunto).

Corria o ano de 2017, era no mês de maio, para o festival da Gamboa, na Cidade da Praia, Lucas e Preciosa, como vários outros casais apaixonados, lá estavam para se divertir, ao som de vários artistas, nomeadamente Djodje, C4 Pedro, Jennifer Dias, Loony Johnson, entre vários outros.

Cantava o Loony Johnson, a música era “Eu te amo”. Essa música de uma certa forma marcou muitos casais, assim como Lucas e Preciosa.

Naquele momento, Lucas teve uma ideia e disse à Preciosa

·        Lucas – Vamos tomar um banho de mar na Prainha

·        Preciosa – Hummmm, com todo esse frio? Acho melhor não!

·        Lucas – Vamos, a água nesse momento estará quente, e além do mais ficaremos mais a vontade para namorarmos um pouco.

A Preciosa concordou com Lucas e foram. Chegando lá o casal tirou as roupas e entraram no mar, só que a água não estava tão quente como prevera o Lucas.

·        Preciosa – Lucas vou sair agora, estou com tanto frio, não aguento…

Lucas como um bom cavalheiro, abraçou-a e deixou-a bem quentinha já que ela já estava toda “molhadinha”, (se é que estão a entender) mas para não correrem o risco de pegar um resfriado, os dois foram para a casa e terminaram a longa madrugada, com bons momentos de prazer.

A relação dos dois estavam de vento em popa. Apesar de não sairem muito, permaneciam sempre juntos, aliás a maior parte do tempo estavam sempre juntos, na Universidade, na casa da Preciosa, na casa do Lucas, enfim, a ligação dos dois era mesmo forte e ninguém, mas absolutamente ninguém, nem mesmo os personagens estavam a espera dessa separação.

Como dissemos no início, depois de muito tempo, separado, sem terem notícias um do outro, pelo menos de forma direta, (os dois bloquearam-se mutuamente nas redes sociais) Lucas e Preciosa se reencontraram, num momento não muito agradável, falecera uma amiga de ambos,  no início de 2022.

Lucas saiu do trabalho foi para o funeral, e assim que chegou à casa da malograda, ficou “paralisado”, tinha visto a Preciosa pela primeira vez, desde 2019, quando se separaram.

Lucas sentia um misto de emoções, alegria e tristeza. Lágrimas escorriam pelos seus olhos, como uma cochoeira, mas ninguém notou, que aquelas lágrimas fluíam por outro motivo.

Entretanto, a Preciosa não viu o Lucas…

Momentos depois, Lucas recompôs-se e começou a cumprimentar as pessoas, disfarçando as suas emoções.

Chegou ao irmão da Preciosa, com quem conversou por um instante, até que … por obra do destino, novamente … Preciosa deu de cara com o Lucas, novamente os dois corações pareciam estar numa corrida de formula 1.

Preciosa estava acompanhada da melhor amiga, que torce muito para a reatação dos dois. A amiga, que vamos a partir daqui dar o nome de Anjo, convidou o Lucas para se aproximar.

  •        Anjo – Lucas vem cá. Aproxima-te de nós, quantas saudades.
  •         Lucas – É, já faz muito tempo que não nos vimos, como é que estás?
  •         Anjo – Estou bem, obrigada, e tu?
  •         Lucas – Também estou bem, tentanto me reerguer… (jogando indiretas)

Depois de falar com Anjo, Lucas dirigiu-se à Preciosa, com uma voz trémula:

  • ·        Lucas – Como é que estás?, pareces-me ótima!
  • ·        Preciosa – Estou bem obrigada.

Os dois estavam visivelmente nervosos, e Anjo que torce muito pelos dois disse – “Vamos para cima, aqui está muita gente”.

Lucas ficou um pouco intrigado porque lá em cima é a casa da Preciosa, e naquela altura Preciosa era comprometida, contudo lá foram eles e conversa vai conversa vem, Lucas despediu-se e foi-se embora, uma vez que não se sentia mais a vontade naquele quarto, onde muito amor fizeram os dois.

Preciosa não disfarçou a sua tristeza ao ver o Lucas sair de cabisbaixo do seu quarto e continuou a conversar com Anjo.

·        Anjo – Vai falar com ele, viu como ele saiu? Ele ainda te ama.

·        Preciosa – Não posso. Por mais que eu queira, não posso, sou comprometida.

·        Anjo – Vais novamente perder o amor da sua vida?. Em 2019 sofreste tanto com a separação e agora, tens a chance de pelo menos conversar sobre o sucedido e vai deixá-la passar?

·        Preciosa – Amiga ainda amo o Lucas, mas não é o certo a fazer, tenho namorado. Prefiro sofrer do que maguar outras pessoas.

Enquanto isso, Lucas já estava lá em baixo a despedir das outras pessoas, já que a tristeza estava a consumir a sua alma.

Depois daquele momento, os dois nunca mais se viram, mas pelo menos mantiveram algum contacto. Conversam às vezes, mas nunca chegaram a tocar no assunto, que envolveu a separação dos dois, (algo que um dia ou outro irá acontecer).

Preciosa que tratara a filha do Lucas como a sua, manifestou novamente a intenção de resgatar o velho hábito de estar mais perto da menina, querendo manter amizade com Lucas, que também quer o mesmo, mas sem nehuma outra intenção, a não ser amizade.

Quanto ao futuro dos dois só as partes seguintes podem dizer. Pelo menos na parte III, que sairá dentro de 15 dias, algumas perguntas serão respondidas.

Aguardem!

 

 

 

 

terça-feira, 29 de novembro de 2022

História de um amigo que ainda ama (Lucas e Preciosa)


 

Era 07h20 minutos, e lá estava o Lucas a subir as escadas da Universidade de Cabo Verde para assistir mais um dia de aula.

Lucas estava no primeiro ano do curso, como morava perto, todos os dias àquela hora, lá estava ele a subir as escadas…

Aquele jovem, na altura com 23 anos, pai e tutor da filha de dois anos, solteiro e desempregado, fazia tudo para não perder um dia de aulas, exceto quando a filha estava enferma, já que a criança vivia com ele.

Apesar da sua simplicidade e de ser humilde, sabia o que realmente queria e onde queria chegar.

Passado alguns meses, Lucas deu com olhos numa menina, de 20 anos, meiga, simples e muito bonita. Uma morena que mexeu até com os fios de cabelo do seu corpo.

Lucas era tímido, muito tímido, mas descarado. Talvez fosse para disfarçar a sua timidez. A partir daquele momento, aquele jovem não parou de olhar nos olhos daquela linda menina de cabelo preso e que tinha um casado preto com estrelas de várias cores.

A miúda retribuía os olhares consoante fazia o Lucas, que por cerca de um ano deixou a timidez falar mais alto.

Passado cerca de um ano e meio de muitas visões e timidez, o destino cansou e resolveu fazer a sua parte.

Lucas estava, numa segunda-feira, em casa, com a sua filhota, quando decidiu, depois de colocar a filha na cama, entrar nas redes sociais, principalmente Facebook….

Por incrível que possa ser, a primeira coisa que Lucas viu foi a publicação daquela mulher, que ele tanto queria conhecer, que a partir daqui vamos chamar de Preciosa.

Lucas não se lembra de um dia ter aceite ou feito pedido de amizade à Preciosa… e paira essa dúvida até hoje, volvidos 7 anos depois.

Entretanto, aquele rapaz estava tão alegre.... era tanta alegria que não cabia no seu coração, e decidiu enviar uma mensagem à Preciosa.

·        Lucas – Oii, boa noite. Então somos amigos? Eu nem sabia….

Passaram cerca de 15 minutos, a Preciosa enviou mensagens:

·        Preciosa – Oii, Boa noite. Eu também não sabia. Credo, que coisa estranha. Como estás?

Dali para frente foram horas de conversas … Lucas e Preciosa, que tinham aulas no dia seguinte, passaram das duas da manhã conversando e conhecendo melhor, contando dos olhares e da timidez que existia.

A conversa foi muito boa, parecia que os dois já se tinham conhecido há décadas.

No dia seguinte, a 3 de fevereiro de 2015, os dois encontraram-se pela primeira vez, depois das aulas como havia sido combinado, no dia anterior, na longa conversa online.

Naquele momento, os dois não pareciam aqueles jovens tímidos de antes. Conversaram, até se esquecer que o saco vazio não fica em pé.

Naquele momento, Lucas sabia que tinha encontrado o amor da sua vida e a Preciosa sentiu o mesmo.

Depois de algumas horas, os dois sentiram a barriga a reclamar e foram embora. Lucas como um bom cavalheiro acompanhou a Preciosa até paragem do autocarro, e ali aconteceu o primeiro beijo dos dois.

Depois daquele dia, os Dia 3 de fevereiro, ficou marcado para a história, foi a data no início do namoro de ambos.

Passaram dois dias, apenas dois, e Lucas apresentou Preciosa à sua filha e à sua família. Lucas não tinha dúvidas, tinha encontrado a mulher dos seus sonhos, cujo destino lhe oferecera.

Passaram vários anos, três para ser mais concreto, os dois já estavam apresentados em ambas as famílias, formaram-se no mesmo dia, eram modelo de casais para vários jovens e tinham uma relação de todos queriam ter.

Foram momentos marcantes para os dois, principalmente para Lucas.

Mais um ano e meio se passou e o casal começou a ter alguns desentendimentos. Lucas começou a sentir-se inseguro, porque a Preciosa estava trabalhando, e essa situação levou com que os dois se separassem, em agosto de 2019…. Além dos dois ninguem sabia da separação.

Contudo, no dia 17 de outubro, Preciosa era aniversariante, e Lucas só desejou “Parabéns e Felicidades”, algo anormal, já que o habitual era escrever poemas, versos bonitos para dedicar à Preciosa.

Aquela frase foi como uma “bomba”, ... e ela explodiu. Lucas recebeu várias chamadas nacional e internacional, várias mensagens, a questionar porque tinha dado a Preciosa os parabéns tão básico, se se passava algo.

Lucas não respondeu….

Aquele silencio fez tanto eco, que casais que tinham inspirados na relação dos dois lamentaram a tal separação, choraram com Lucas, já que um casal modelo estava a se separar.

Lucas recebeu até uma mensagem, que até hoje lhe marca: “Já não acredito no amor. Perdi as esperanças”.

Eram vários planos, vários sonhos e tudo foi enterrado em Santaninha perto do cemitério da Várzea.

Até hoje Lucas se questiona, porque enterraram aquele amor tão verdadeiro?

  • Lucas – Será que não havia voltas a dar?
  • Será que o que enterramos ainda está vivo?
  • O que será de nós, além do universo?
  • Será que foi pecado a nossa separação?
  • Quem dançará a nossa música?
  • Já não oiço da mesma forma a música de ChrisMedina - What Are Words, o que faço?

Essas perguntas ninguem soube responder, e Lucas ficou com a dúvida até hoje. Entretanto ele sabe que ainda a ama e que sente muita falta da sua Preciosa.

 

....... To be continued

 

OBS: Nomes dos personagens são fictícios, o resto são reais.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Iluminismo



A historia do Iluminismo remonta o século XVIII, Foi um período em que “todo mundo” estava disposto, interessados em apreender as coisas e todos tinha um pensamento diferente a respeito de tudo.
Querendo apreender algo novo, foi um período de Iluminação, em que se acreditava estar se afastando das trevas, que para eles era o período da idade média em que o conhecimento era tudo baseado na religião e na Bíblia.
Nesse período as pessoas estavam passando por momento de Iluminação em que o conhecimento era obtida através da razão, do pensamento, da experimentação, do método empírico...
Oséculo XVIII ficou conhecido como século das luzes e a razão era o aspecto mais importante do Iluminismo porque defendiam que todo o conhecimento deveriam ser construído através do pensamento racional, da experimentação, isso porque anteriormente tiravam tudo da Bíblia, dos preceitos religiosos e não experimentavam nada porque a religião era o centro de tudo. Nesse período as pessoas foram se afastando das religiões e se aproximando das ciências.

É importante aqui salutar que o grande símbolo do Iluminismo foi a enciclopédia.

Os “Iluminados” queriam fazer um livro que continham “todos os conhecimentos” que existia no mundo, de todas as áreas e foi assim que surgiu a enciclopédia, livro escrito por vários filósofo e cientistas. Nesse livro continha conhecimento científicos, filosóficos, artes, musicas, etc...
Na altura a Igreja manifestou-se contra a enciclopédia, mas os Iluministas estavam tão iluminados que resistiram e continuaram com o livro. Esse livro trazia a religião como um dos aspectos da filosofia, para o descontentamento da igreja que outrora era considerada o centro de tudo.
Sendo o séc XVIII o período das luzes em que muitas pessoas foram incentivadas a fazer ciências, foi nesse período que foi inventado o balão de ar quente, as escalas de tempo, o celsius  , foi quando o Lavoisier, considerado o Pai da Química fez muitos preceitos de leis e descobriu muito elementos novos. Nesse período as pessoas questionavam muitas coisas, os iluministas criticaram muitas coisas relacionadas com a politica que na época havia, o antigo regime, o regime absolutistas, em que a sociedade era organizada por CLERO, NOBREZA, e PLEBEUS, em que havia pouca possibilidade de se mudar de classe, pois uma classe era mais privilegiada que as outras, vivia muitas desigualdade, muita injustiça...
Montesquieu um dos Iluministas muito famoso por suas obras, defendia a divisão do poder do Estado em três etapas (poderes):
·         Legislativo
·         Jurídico
·         Executivo
Na época o poder estava nas mão do Rei. Era uma forma totalmente nova que eles estavam propondo, mas essa proposta de Montesquieu é a forma como a nossa sociedade está organizada actualmente.
Voltaire falava na monarquia ilustrada em que o Estado devia existir para servir o povo e não o Rei. Porque todos eram iguais numa esfera civil.
Esse Filósofo acreditava que as pessoas eram iguais enquanto pessoas, só que tinham papéis diferentes na sociedade.
Rousseau um pouco mais radical que os outros, este tinha um pensamento de que o Homens no fundo são bons, mas quando vivia na sociedade, estes iam se corrompendo e ficando muito corrupto e egoístas. O pensamento dele muitas vezes confundia-se com o de Hobbes que pregava justamente o contrario.
Hobbes Dizia que o Homem era o lobo do Homem e que o Rei deveria existir com o seu poder e manter a ordem, ele defendia o regime absolutista.
O Iluminismo trouxe também o Despotismo esclarecido, isto é o iluminismo criticava muito o regime absolutista, que nalguns países menos ricos, com a economia muito baixa o iluminismo serviu para fortalecer o regime absolutista. Em Países como Portugal, Espanha e até mesmo a Rússia, os monarcas aproveitavam do iluminismo para fortalecer o seu regime, pegaram em alguns preceitos do iluminismo e aplicá-lo na monarquia na forma de administrar o Estado. Mas nos países como França e Inglaterra essa ideia não funcionou porque o absolutismo já tinha terminado, por isso a ideia do Despotismo esclarecido.

É de realçar que a França foi o berço do Iluminismo, porque tinham muitos filósofos, começaram a discutir essas ideias iluministas nos cafés ...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sabias que? ---- Saiba como surgiu o dia das mentiras!

O Dia das Mentira surgiu no século XVI, quando o calendário Gregoriano foi adoptado e a comemoração do Ano Novo passou para o dia 1 de Janeiro. Anteriormente festas de ano novo duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. As pessoas demoram a habituar-se  à  troca da passagem de ano e muitas ainda achavam que o Ano Novo era no dia 1º de Abril. Ficaram assim chamados de "tolos de Abril", elas eram vítimas do Dia da Mentira: recebiam convites para festas que não existiam, cartões e presentes estranhos, e assim surgiu o dia 1º de Abril dia das Mentiras.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caso Watergate: Inspiração para o jornalismo investigativo mundial

Sabia que?



O jornalismo mundial nunca mais foi o mesmo após meados do mês de junho de 1972. O jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comité Nacional Democrático, no edifício de Watergate, na capital dos EUA. Na madrugada do dia 17 de junho de 1972, cinco homens vestindo terno e gravata, calçando luvas cirúrgicas fotografando documentos e instalando aparelhos de escuta e com milhares de dólares nos bolsos foram surpreendidos arrombando o escritório do Comitê Nacional do Partido Democrata.

Essa iniciativa é considerada a maior investigação jornalística do século XX americano, e por assim dizer mundial, protagonizada pelos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, e que ficou conhecida por caso Watergate.

Richard Nixon foi eleito presidente no ano de 1968, sucedendo a Lyndon Johnson. Uma eleição marcada pela guerra no Vietnam. Nixon voltou a candidatar-se em 1972, tendo como opositor o senador George McGovern, e obteve uma vitória esmagadora ganhou em 49 dos 50 estados. McGovern apenas venceu em Massachusetts e em Washington DC.

Durante muitos meses, os dois jornalistas estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate, juntando as peças.

Os dois repórteres do Post começaram a fazer investigações independentes, seguiram o faro e com o apoio e a orientação de seus editores, passaram a trabalhar em parceria tendo apurado as informações de centenas de funcionários da administração, de colaboradores da campanha, de pessoal da Casa Branca e de outras fontes. Foi durante a campanha de 1972 que se verificou o incidente na sede do Comité Nacional Democrático, que terminou com a renúncia de Nixon ao cargo de presidente dos EUA, em 9 de Agosto de 1974. 


E é interessante como foi estabelecida a relação dos repórteres com sua fonte maior, com o apelido de "Garganta Funda" que primeiro falou apenas com Woodward, que depois revelou o nome a Bernstein. O que observa-se nesse caso específico é algo mais profundo, com um processo de pesquisa apurada, cruzamento de dados, um bom faro jornalístico e fontes confiáveis, revelando casos obscuros e ocultos à sociedade. Mas, com relação ao caso Watergate podemos observar a importância de alguns princípios do jornalismo, como por exemplo: questionar todas as informações, inclusive as enviadas pelo governo (informações oficiais); não se ater a uma única fonte; não se dar por contente com o jornalismo "chapa branca" (o que é muito comum no jornalismo atual). Esta vertente do jornalismo requer tempo e investimentos financeiros, além de disponibilidade de recursos humanos, que fazem falta em boa parte das redações no Brasil.