Secção

Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 4 de maio de 2016

"Os Jovens e a Sexualidade" em debate na UNICV

A Universidade de Cabo Verde em parceria com o GOPE(Gabinete de orientação Psico-pedagógica dos Estudantes ), realizou um seminário intitulado “ Os Jovens e a Sexualidade.  O Acto teve lugar esta manhã no Auditório do Campus do Palmarejo.


De acordo com Belmira Miranda, Mestre em Saúde Pública, a sexualidade é um tema bastante debatida em Cabo Verde, mas há de se ter muita atenção nos assuntos tais como a prevenção da gravides precoce, prevenção ao aborto e prevenção às DST´s (doenças sexualmente transmissível).


Enfermeira Dilma Pires diz que que é nos jovens adultos que se deve centrar mais atenção, porque é nessa faixa que há mais comportamentos de riscos, “apesar da sexualidade nos acompanhar desde o nascimento até a nossa morte” afirma.


Ainda sobre o estudo apresentado pela enfermeira Pires as meninas têm mais comportamento de riscos em relação aos homens.


Ainda no estudo feito pela Dilma Pires, citando o estudo feito pela VERDEFAM em 2012, foram registados 7500 casos de abortos inseguros nos País, entre as faixas etárias de 16 à 34 anos.

Os estudos feitos mostra o quanto precisamos investir na educação sexual.


É de salutar que o centro de Saúde de Tira-Chapéu dispõe do serviço de atendimento ao adolescente de segunda à sexta.




Sidney Cardoso

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Mulher e a Saúde em Debate na UNICV



A Universidade de Cabo Verde vai realizar uma conferência sobre o tema "Mulher e Saúde", esta sexta-feira, 15, no Auditório do Campus do Palmarejo, na Praia.



O evento, organizado pelo Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Uni-CV em conjunto com a Coordenação do Curso de Mestrado Integrado em Medicina e do Instituto de Língua Francesa, vai ser realizado no âmbito do Dia Mundial da Sáude, que foi celebrado a 07 de abril.
A conferência, segundo nota de imprensa, tem por objetivo sensibilizar a comunidade académica e outros parceiros para a consciencialização a respeito da diabetes, que segundo informações, tem tendência para se expandir para vários países nos próximos anos.

A programação inclui projeção do filme "Ília di Mudjer", seguida de debate. A conferência vai contar com vários profissionais da saúde que lidam diretamente com as questões associadas à diabetes.