Secção

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

UNICV: Alunos de Jornalismo “Indignados” com Falta de Laboratório e Equipamentos


Os alunos do Curso de Jornalismo da UniCV reclamam por melhores condições de ensino e aprendizagem. Os estudantes põem a tónica sobretudo na falta de laboratórios, de sala de aulas e de equipamentos necessários para o bom funcionamento do curso. A expressão máxima desses protestos aconteceu, esta terça feira, 15 de Novembro, no Campus do Palmarejo, num encontro anual da Reitoria com as diferentes instâncias da instituição.

Por: Sidney Cardoso

“Indignada e revoltada”, expressa Carla Pina, estudante do 3º ano do Curso de Jornalismo da UniCV, que, em tom do desabafo, mostra a sua insatisfação em relação às condições dadas para aprender. Outros alunos partilham o mesmo sentimento, já que se encontram nessa Universidade há alguns anos e até ainda não viram um sinal do “sonhado” laboratório.

Questionada sobre essa situação, Judite do Nascimento, Reitora da UniCV, afirma que a Universidade tem todos os equipamentos à disposição dos alunos, acrescentando que, se não estão a ser usados, é porque os professores não os requisitam. Isso leva a que se questione onde é que está a culpa, na medida em que os professores reclamam da falta de condições e de materiais para desenvolverem as suas actividades profissionais.

Por seu lado, Jorge Tavares, Presidente da Faculdade Ciências e Tecnologias da UniCV, reforça a posição da Reitoria, salientando que a responsabilidade está nos professores que não requisitam os equipamentos”.

Questionado sobre o assunto, Silvino Évora, Coordenador do Curso de Jornalismo, afirma que lecciona a disciplina de Jornalismo de Imprensa, mas não tem câmaras fotográficas e nem gravadores para os alunos recolherem imagens e captarem o som. “É uma novidade o que me diz. Não sabia que a Universidade tinha todos os materiais que se exigem para o curso. Precisamos então de saber onde é que eles se encontram porque precisamos deles com urgência”, afirma Silvino Évora, salientando que “tenho conhecimento de que, no quadro de um programa com o Governo de Cabo Verde, foram adquiridos alguns equipamentos, com o intuito de se criar um estúdio. Na verdade, isso não chegou a acontecer, apesar de, em alguns momentos pontuais, se ter feito a sua exposição, numa das salas que deveria dar origem ao estúdio audiovisual, que serviria os cursos de Jornalismo e Multimédia”.

Independentemente de onde está a verdade, os futuros jornalistas se encontram aflitos e sem os equipamentos necessários e os laboratórios que lhes permitem uma melhor aprendizagem. Alguns defendem que estão atrasados em relação aos estudantes que frequentam outras universidades.

Para além do tema da ausência dos equipamentos e do laboratório de Jornalismo, os alunos aproveitaram o encontro para questionar a Reitoria sobre o adiamento daGala 10 Anos da UniCV, que vinha sendo publicitado em vários meios de comunicação. Sobre este assunto, a Reitora afirma que, depois de examinarem as contas, perceberam que os objectivos da Gala não seriam alcançados.


Recorde-se que a Gala tinha como principal ambição arrecadar receitas para o Fundo da Acção Social da Universidade de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário